DGCast#041 – Sermão centrado no Evangelho

Faaaala, galera!

No ar, mais um episódio do DuGrego, o de número 41, com Jean Lobato, Guilherme Olivera, Claudioni Colevati e Rafael Pavanelo. 

Mais um podcast no ar, e hoje vamos papear no campo da homilética. Nesse episódio você irá encontrar nossas reflexões sobre a necessidade de um sermão ser centrado no Evangelho e contextualizado com a realidade dos ouvintes; Ouça também alguns erros cometidos nas aplicações do sermão como o simplismo, legalismo, pragmatismo e o obscurantismo. E algumas sugestões de leitura para complementar o seu sermão ou do seu pastor. Ouça agora!

E não se esqueça de comentar aqui abaixo, dando sua opinião, crítica ou sugestão, ou mande um e-mail para podcast@dugrego.com.br. 

Estamos também no Spotify e no Deezer. Ouça nossa playlist!

Nos siga no FACEBOOK;

ASSINE nosso canal no youtube;

OUÇA NO YOUTUBE:

 

OU DÊ UM PLAY ABAIXO:

 

DGCast#041 - Sermão centrado no Evangelho
  • Ótimo episódio! Eu prego uma vez por mês na igreja em que congrego, e tenho optado a alguns anos pela pregação expositiva. Nesse ano, comecei a expor o Sermão do Monte, trecho por trecho, e o que foi comentado é uma realidade: nos temas polêmicos (divórcio, adultério, homicídio) eu posso ter mais liberdade, pois estou seguindo a Palavra de Deus, não escolhendo temas “que a igreja está precisando ouvir”. Sim, precisamos ouvir tudo, mas vocês entenderam o sentido, não é indireta pra alguém, mas é a Palavra de Deus DIRETA para nós.
    Certamente não sou um grande pregador expositivo, pois tenho muito o que melhorar e minha preparação compete com outros ministérios, família e trabalho, mas estou sempre buscando melhorar. Na hora da pregação, pra mim o sermão expositivo é mais fácil, pois basta seguir o texto e a preparação anterior. Em pregações temáticas, é necessário tomar mais atenção para não esquecer os detalhes previamente preparados, bem como as referências e tudo mais. Pra mim, sinto que a forma expositiva (e até a textual) permite que o Espírito Santo tome mais controle das rédeas.
    Abraço!
    EddieTheDrummer

    • Rafael Pavanelo

      Fala Eddie, blz?

      Cara, que massa você ter uma rotina de pregação, isso ajuda muito a desenvolver as técnicas e os processos, mesmo que seja uma vez só no mês. Nós aqui na igreja as oportunidades são bem esporádicas mesmo, tipo, quando o pastor está de férias ou de viagem.

      Mas fiquei feliz que você tem optado pela pregação expositiva, que como falamos no episódio, é uma das formas mais tranquilas e que permite menos erros nas aplicações.

      Que o Esp. Santo continue te usando na exposição das Escrituras para a transformação de vidas aí na sua comunidade local.

      Obrigado pelo feedback e Deus o abençoe.
      Abraços

  • Wagner Jesus_Freak

    Olá Pessoal!
    Graça e Paz!
    Ótimo programa…parabéns pelo conteúdo.
    Confesso a vcs que mexeu muito comigo essas dicas, pois sirvo na nossa EBD…e ao tocarem no assunto de apontar para o evangelho/ Cristo e fazer uma aplicação para o nosso cotidiano pude perceber que às vezes perco essa boa oportunidade de tornar o ensino mais rico e edificante.
    Mas a tarefa é árdua hein, kkk…por
    ex: quando vcs mencionam que todo texto aponta para Cristo (e não duvido disso, pois a própria Palavra mostra isso)…
    Mas tenho medo de falar alguma heresia, sabe?! preciso me libertar disso, kkk…e tbm tenho receio de ficar alegorizando todo e qq texto tbm…
    Tenho que melhorar a minha didática…sermões…

    Agora deixa eu fazer uma pergunta a vcs…por ex.: Vcs entendem que é possível apresentar o evangelho/Cristo especificamente na Parabola do Bom Samaritano (LC. 10. 25-37)?
    Já que a conduta do samaritano de certa forma tipifica a conduta de Cristo em nosso favor que não mediu esforços em agir com misericórdia e amor para com os homens? Mostrando tbm que a cruz é a maior prova de Misericórdia para conosco?

    De toda forma já agradeço a vcs por tudo…
    Tenham certeza que a partir de agora, meus olhos irão mudar com relação aos estudos.

    Forte abraço e um Feliz 2020…que Deus os abençoe grandemente.

    • Guilherme

      Graça e paz, Wagner!
      Ficamos muito felizes que tenha sido edificado pelo podcast! Tudo é para a glória de Deus. A tarefa é árdua (e ninguém disse que seria fácil, hahaha), mas se pedirmos sabedoria ao Senhor, ele a concederá.
      Sim, entendo que é possível apresentar o evangelho nessa parábola, ela é ótimo gancho pra demonstrarmos o amor ao próximo com a si mesmo, o desprendimento de si e a saída da própria zona de conforto em prol do próximo. Jesus saiu do melhor lugar da existência, e deu os passos de humilhação e esvaziamento descritos em Fp 4, pelo amor do Pai por nós, evidenciado na cruz do Calvário.
      Obrigado e um 2020 abençoado pra você também!

      • Wagner Jesus_Freak

        Olá Guilherme!
        Sim, é justamente em Fp que eu tinha enxergado esse paralelo entre a parábola e o ministério de Cristo.

        Muito obrigado irmão!