#DGCast008 – Posso ouvir “músicas do mundo” ?

Faaaala, galera!

No ar, mais um episódio do DuGrego, o de número 8, com Alan Almeida, Jean Lobato, Rafael Pavanelo e André Lourenço.

E aí, podemos ou não ouvir músicas do mundo? Essa divisão entre o sagrado e o profano é válida? Pode o cristão curtir um som que não é tocado dentro das igrejas? O diabo é o pai do Rock? Você sabe o que você anda cantando nos cultos de sua igreja? Essas e outras questões nós tratamos nesse episódio. Diverta-se e seja edificado.

Projeto Sola – Música cristã esteticamente bela e teologicamente ortodoxa e didática para igreja.

Projeto Sola
Baixe aqui

Dá um play, comente logo aqui embaixo e não deixe de compartilhar!

DGCast008 - Posso ouvir "músicas do mundo" ?
  • Marcio Sacomani

    Posso ouvir Highway to Hell do AC/DC ?

    • André Lourenço

      Olá Marcio, obrigado pela pergunta. Então, resumidamente sim, você pode. Nossa intenção com esse episódio não foi limitar ninguém, tão pouco marcar quais músicas as pessoas podem ou não ouvir, tão somente nossa ideia é de ajudar com que nossos ouvintes tenham um parâmetro de como analisar se devem ou não ouvir determinadas músicas. Com isso faço das palavras do apóstolo Paulo, as minhas: “‘Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém. ‘Tudo me é permitido’, mas não devo me tornar escravo de nada.” (1 Coríntios 6:12). Claro que ao analisarmos o contexto dessa passagem veremos que ele está falando sobre o perigo da imoralidade, mas ela não deixa de ser um bom princípio pra gente acerca de coisas relacionadas as nossas decisões pessoais do dia a dia. Como foi dito no episódio, não temos uma base bíblica pra dizer quais músicas são proibidas ou não para ouvirmos, sendo assim, minha resposta inicial foi ‘sim, você pode’, mas o que realmente gostaríamos é que ao você ouvir nosso podcast, você pudesse parar pra pensar e analisar se você realmente deve ouvir essa música em questão, ou qualquer outra música que você quiser e sentir a necessidade, de julgar boa o suficiente pra você consumi-la. Nós não somos absolutos em nossas opiniões e comentários, principalmente se tratando de algo que a bíblia não diz respeito especificamente, o que pretendemos é, baseado em vários princípios que a bíblia nos ensina, poder chegar a uma conclusão acerca de coisas que não são evidentes. Sendo assim, o que realmente importa pra gente é, que você ouça esse episódio, analise a música você mesmo e chegue a conclusão se você realmente deve ou não ouvi-la. Que Deus te abençoe!

  • Marcos Garcia

    Muito legal os podcasts, parabéns pro pessoal!

    • Rafael Pavanelo

      Olá Marcos. É um prazer te-lo aqui conosco. Forte abraço

  • rina pavanelo

    Muito bom!!! Parabens a tds, q Deus abencoe!

    • Rafael Pavanelo

      Oi Rina. Amém ..

  • Enock

    Muito bom rapaziada!!!
    Apesar de não concordar com td o que foi dito no podcast (ainda bem, né? srrssr), acredito que algo pode ser salientado: Qto ao Fernandinho, concordo que, em sua maioria, o “fogo” vem como juízo. Contudo, em 1Coríntios 3,11;15 (Porque ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo. E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha. A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um. Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão. Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.), vemos que nossas obras irão passar pelo fogo. Portanto, tento acreditar que qdo as pessoas falam de “fogo consumidor venha sobre nós” (n conheço a música), penso que pode ser nesse sentido. No sentido de vir juízo de Deus para que fique em nós apenas as boas obras (ou as obras que são puras). Ou seja, oramos todos os dias para parecer mais com Jesus, para que seja queimado o nosso “eu” e tudo o que não agrada e não é digno do Senhor.
    Espero ter me expressado bem!
    Um forte abraço e fiquem na paz!
    Obs: As vezes não dá pra comentar mais por falta de tempo e preguiça mesmo! srrssr

    • Rafael Pavanelo

      Grande Enock .. é sempre bom ter você por aqui. Sim, se expressou bem e muito obrigado pela sua contribuição ao episódio. É isso que esperamos dos ouvintes. No episódio, você ouviu que nosso amigo André comentou que em determinados trechos na bíblia, o fogo pode significar sim, purificação. A nossa análise, foi feita em cima da literalidade da frase “Fogo Consumidor” onde ela é encontrada em Hebreus, que naquele contexto está mais pra condenação. Mas como eu mesmo disse, não sabemos o que o autor tinha mente quando escreveu a música e pode ser sim que ele pensava no fogo como purificação ou como meio de aquecer o nosso amor ou interesse por Deus.

      Mas muito obrigado pelo seu contraponto, pois isso acrescenta em muito nosso episódio.

      Abração. Fique na paz.