DGCast#020 – Jesus, na plenitude dos tempos

Faaaala, galera!

No ar, mais um episódio do DuGrego, o de número 20, com Rafael Pavanelo, André Lourenço e Jean Lobato.

Cristo é o redentor prometido ao mundo desde os primeiros capítulos de Gênesis. Mas, qual o significado da palavra “Cristo“? O que significa dizer que ele veio “na Plenitude dos tempos” ? Pra respondermos essas perguntas, nós fizemos um apanhando histórico e teológico sobre o cenário político, econômico, cultural e social antes da vinda de Cristo. Quais foram as contribuições dos Gregos? E dos Judeus? Os Romanos, também contribuíram para a vinda do Messias? Esse é o momento certo pra você ouvir esse podcast.

Dá um play, e não se esqueça de comentar aqui abaixo, dando sua opinião, crítica ou sugestão, ou mande um e-mail para podcast@dugrego.com.br. 

Nos siga no FACEBOOK;

ASSINE nosso canal no youtube;

OUÇA NO YOUTUBE: 

OU DÊ UM PLAY ABAIXO:

DGCast#020 - Jesus, na plenitude dos tempos
  • Ótimo episódio pessoal! Gosto como vocês trabalham os temas de forma simples, mesmo colocando a teologia no meio, visto que qualquer um pode entender o conteúdo do episódio.
    É incrível como a soberania e sabedoria de Deus definiram o momento perfeito para seu Filho nos salvar. Creio que se fosse um pouco antes ou depois, nada seria como é hoje.

    Uma dúvida pra vocês que estão mais afiados: como ficou a questão do oriente, como Ásia e Oceania? Até comentam que Paulo foi evangelizar para lá, mas eles tinham cultura e língua diferente, não é? Nunca pensei sobre, mas escutando o episódio surgiu o questionamento.

    Abraço
    EddieTheDrummer (PADD)

    • Rafael Pavanelo

      Obrigado pelo feedback Eddie. É isso aí, nem antes e nem depois, foi no momento exato.

      Quando a sua dúvida, não tenho essa informação também. Você está se referindo ao texto de Gálatas 1.17,18? Aonde Paulo esteve nesse intervalo?

      • Não, na verdade misturei as coisas. Paulo comenta diversas vezes sobre os irmãos da “província” da Ásia, não da Ásia propriamente dita hahahahah Mesmo assim, é lógico pensar que a expansão do evangelho para o oriente ocorreu bem mais tarde, certo?

        • Rafael Pavanelo

          Eu penso que sim. Não posso afirmar com certeza, devido a pouco estudo ainda nessa área, e também porque eu já li que os dados quanto à expansão do cristianismo nos primeiros séculos são precários, já que a igreja primitiva se interessava em ganhar pessoas para Cristo, não em contá-las, devido a ideia de Cristo já estaria pra voltar. A tradição indica que Tomé foi aos Partos e a Índia, Mateus a Etiópia. Se formos pensar em Tertuliano, Cipriano e, mais tarde, Agostinho, dá pra ver que o cristianismo chegou cedo na África.

          Tem um livro da Editora Vida Nova, chama-se “Cristianismo Através dos Séculos “, eu ainda não tive oportunidade de ler, mas com certeza ele irá trazer bastante dados nesse sentido.

          Deus abençoe meu irmão. Abraços

  • Pingback: #PADD128: Nosso Sumo Sacerdote | Pelo Amor de Deus()